A mulher da casa abandonada: Não é a casa que você esta pensando e nem a mulher que você acha que é
Como o Prime Video soube abordar uma nova narrativa em cima de uma história já contada.
No último dia 15 de Agosto estreou no Prime Video a série documental que amplia em três episódios o fenômeno que se tornou o podcast de mesmo nome do jornalista Chico Felitti. Como muitos moradores da cidade de São Paulo, Chico sempre teve curiosidade em saber quem morava no casarão que parecia estar abandonado a tantos anos, destoando um dos bairros mais caros de São Paulo. Mas a pesquisa revelou algo muito maior e mais cruel do que ele poderia imaginar.
Em 2022, quando o podcast foi lançado no Spotify pela Folha de São Paulo, apresentou a mais de milhões de ouvintes a Margarida Bonetti, a morada da casa abandonada que vivia reclusa na mansão de sua família. O que ninguém esperava era que Margarida era procurada pela polícia dos Estados Unidos desde 2001, acusada de manter Hilda Rosa dos Santos, sua ex empregada doméstica em serviços análogos a escravidão e maus tratos. O marido de Margarida, Reneé, foi condenado e preso, enquanto Margarida fugiu para o Brasil e se escondeu desde então na sua mansão em Higienópolis.
O documentário traz relatos reais dos acontecimentos, com testemunhas brasileiras e americanas e o mais impactante é o depoimento da própria Hilda, onde de maneira dolorosa e triste conta tudo o que viveu durante os anos que passou servindo a família Bonetti, sem o mínimo de direitos básicos e condições de trabalho dignos.

Ela [Margarida] agarrou briga comigo por causa da geladeira, porque eu que estava comendo todas as coisas da geladeira, as coisas da geladeira desapareciam todas, que não sei o que… E o esposinho dela, querido, um doce de homem, né? Foi lá no mercado e comprou um cadeado. Ai ele prendeu as duas portas da geladeira e deu a chave para ela. Aí sossegou”.
A mulher abandonada na casa deixa de ser Margarida Bonetti, que de nós não merece nenhuma atenção, mas passa a ser Hilda. Sua história foi tão marcante e comovente que chegaram a influenciar a criação de uma lei americana de proteção a vítimas de trabalho forçado.
Com mais de um ano de pesquisa e coleta de informações, a série documental mostra o desfecho de um crime ocorrido no começo dos anos 2000 e como a população pode se comover com o trabalho jornalístico.