Healing Fiction ou Ficção de cura: Entenda o que é e porque está fazendo tanto sucesso
O novo sucesso do Booktok é o termo “ficção de cura”. Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse gênero até pouco tempo atrás, mas ele está se popularizando e até ganhando destaque nas prateleiras das livrarias.
Mas o que é Ficção de Cura? Sabe aqueles livros que dão um quentinho no coração? Uma história que foca nas relações e desenvolvimento dos personagens, sem pressa e sem pesar no drama. Aquela história que se passa em ambientes acolhedores como livrarias, cafeterias, chalés e que na conclusão do livro o “felizes para sempre” é inspirador para o leitor. Isso é a ficção de cura.
Não existem critérios para que um livro se torne Ficção de cura, sobretudo leituras leves, mensagens positivas, classificação livre, personagens que buscam autoconhecimento e conexões emocionais entre si.
Os livros “Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong“, da autora sul-coreana Hwang Bo-reum, já vendeu 85 mil exemplares e “Vou te Receitar um Gato“, da autora japonesa Syou Ishidaque são sucesso absoluto do subgênero aqui no Brasil, ao ponto de Hwang Bo-reum estar presente na Bienal do Rio de 2025 sendo destaque entre os autores confirmados.
Eu acredito que o sucesso dessas histórias mais “lentas” e comuns estão justamente nisso, na capacidade de tornar o cotidiano em história. É como entregar a sensação de pertencer ao leitor, de dar a ideia de que todos podem se identificar com o enredo, independente da sua rotina. Além de servir como um respiro da bomba de informações que somos expostos durante todo o dia, os livros de Ficção de Cura estão servindo justamente como uma terapia, não apenas pelo ato da leitura mas também, e principalmente, pelas reflexões que eles carregam.
Livros de ‘Ficção de Cura’





